Version EnglishENGLISH VERSION

Diálogos Brasil e Alemanha, um conjunto de artigos com visões institucionais, políticas e econômicas.

06/02/2019

   

 

Cooperação Ambiental e energética

O artigo "Relações institucionais entre Brasil e Alemanha: Cooperação ambiental e energética" é resultado das discussões promovidas pelo primeiro workshop do projeto Diálogo Brasil-Alemanha, realizado em Março de 2018 em parceria com a Fundação Konrad Adenauer. Na ocasião, estiveram em pauta as florestas e biodiversidade como foco da cooperação bilateral e a energia como impulso para as relações bilaterais. 

 

 DOWNLOAD

 

Cooperação em Paz e Segurança

O artigo "Relações políticas entre Brasil e Alemanha: Cooperação em Paz e Segurança" é resultado das discussões promovidas pelo segundo workshop do projeto Diálogo Brasil-Alemanha, realizado em Junho de 2018 em parceria com a Fundação Konrad Adenauer. Na ocasião, foram debatidas questões relacionadas à migração e concertação política bilateral em fóruns internacionais. Os tópicos abordados durante o evento foram importantes para destacar os desafios comuns entre o Brasil e a Alemanha, bem como as diferentes experiências entre diversos atores no campo da migração e refúgio. 

 DOWNLOAD

 

A geopolítica da energia

O artigo "Relações Econômicas entre Brasil e Alemanha e a Geopolítica da Energia" é resultado do terceiro workshop do projeto Diálogo Brasil Alemanha, realizado em Setembro de 2018 em parceria com a Fundação Konrad Adenauer. O evento promoveu um debate sobre as relações econômicas entre Brasil e Alemanha e oportunidades oriundas da transição energética global. 

 DOWNLOAD

 

Relatório Final

Possibilidades e desafios ao multilateralismo e à cooperação bilateral

Ao longo de 2018, o projeto Diálogo Brasil-Alemanha, promovido pelo Núcleo Europa do CEBRI, em parceria com a Fundação Konrad Adenauer, abordou aspectos importantes nas relações dos dois países. Foram debatidos temas de cooperação ambiental e energética, cooperação em paz e segurança, migrações, relações econômicas e geopolítica da energia. Foram realizados três workshops ao longo do ano, nas cidades do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo, e o relatório em questão leva em consideração os debates realizados então, identificando desafios e oportunidades para a cooperação bilateral.

 DOWNLOAD

 

 

 

 



Centro Brasileiro de Relações Internacionais