Version EnglishENGLISH VERSION

Um Ano de Gestão – Nova Etapa

02/12/2016

Ao completar um ano de gestão o Presidente Rafael Benke está se despedindo da função. Agora em São Paulo, Benke a passa a ser Vice-Presidente Emérito do CEBRI e transmite a Presidência para José Pio Borges.

Em reunião do Conselho Curador e da Assembleia, foi reconhecido o mérito e gratidão ao Presidente do Conselho Curador pela dinamização e estruturação trazida ao CEBRI.

Em 1 ano frente ao CEBRI, foram realizados cerca de 10 almoços de Conselho, 50 eventos, 150 visitas institucionais e quase 300 postagens em redes sociais, abordando relevantes temas, como a nova arquitetura do comércio internacional e seus mega-acordos; a agenda internacional e nacional pós Acordo de Paris; transformações no cenário energético global; a nova fase da América do Sul; a geopolítica e a geoeconomia da região asiática; e a 13a Edição do Forte de Copacabana.

Em termos estruturais, foi pavimentado caminho inovador para a sustentabilidade do CEBRI, com a assinatura pioneira com a CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) de um MOU plurianual para desenvolvimento de projetos, que permite às duas entidades acordar linha e recursos plurianuais, com planejamento especifico em todo ano de véspera ao exercício. Bem como com a assinatura do MOU Quadripartite com os Conselhos CARI, CURI e CEPEI que cria uma plataforma para desenvolvimento integrado e internacionalizado, desde sua gênese, além de facilitar a captação de fundos de entidades internacionais com foco regional.

Foram também inauguradas as atividades de ‘Senior Fellows’ e Núcleos de Pesquisa, que neste primeiro ano tiveram diferentes níveis de atuação, patrocinado por entidades fomentadoras, e já geraram importantes frutos, como a produção de uma serie de publicações eventos e discussões sobre politica externa, inserção global, integração regional e uma perspectiva integrada da Ásia.

Não posso encerrar esse ano de muito trabalho sem agradecer aos presidentes que me antecederam; aos meus parceiros de Comitê Executivo ao longo desse exercício; a todo o Conselho Curador, Mantenedores, Parceiros e Senior Fellows, bem como à dedicada equipe técnica do CEBRI, a quem atribuo os méritos das conquistas alcançadas” – disse o Presidente Rafael Benke.



Centro Brasileiro de Relações Internacionais