Version EnglishENGLISH VERSION

José Botafogo Gonçalves participa de fórum sobre exportação

26/08/2014

A Folha realiza nos dias 27 e 28 de agosto o Fórum de Exportação, o quarto seminário da série promovida pelo jornal e que discute temas do país. Os debates e palestras ocorrerão em São Paulo, no Tucarena (r. Monte Alegre, 1.204, Perdizes), das 9h às 13h. No evento, a Folha traçará um panorama do comércio exterior brasileiro e discutirá a inserção do país na economia global.

O Brasil é a sétima maior economia do planeta, mas representa apenas 1,3% do comércio. Por que a indústria brasileira não consegue exportar? Vale a pena vender produtos agrícolas? Como acabar com as gigantescas filas de caminhões nos portos? O Brasil deve assinar mais acordos bilaterais? Estes são alguns dos tópicos que serão discutidos. Temas como a crise na Argentina e o impacto para as exportações brasileiras, o protecionismo do governo Dilma e os efeitos para o Brasil da queda de preço das commodities agrícolas também serão abordados.

O seminário reunirá convidados durante os dois dias de palestras e debates. Entre eles, o Vice-Presidente Emérito do Conselho Curador do CEBRI, José Botafogo Gonçalves, o ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Amaral e o presidente da AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil), José Augusto de Castro, além de especialistas e empresários do setor. Também haverá a participação de Clóvis Rossi, colunista da Folha, e Rubens Barbosa, presidente do Coscex (Conselho Superior de Comércio Exterior) da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

O seminário terá cobertura on-line em tempo real pelo site da Folha.



Centro Brasileiro de Relações Internacionais