Version EnglishENGLISH VERSION

Fórum trata de esporte como ferramenta para o desenvolvimento humano e promoção da paz

12/06/2013

Foi realizado, nos dias 5 e 6 de junho, na sede das Nações Unidas, em Nova York, o Terceiro Fórum Internacional sobre o Esporte para a Paz e o Desenvolvimento, organizado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), com o apoio do Esporte para Desenvolvimento e Paz das Nações Unidas (UNOSDP). O Fórum reuniu líderes mundiais, entre eles o Ministro do Esporte do Brasil, Aldo Rebelo. O objetivo do encontro era avaliar os sucessos e os desafios do esporte como ferramenta para o desenvolvimento humano e a promoção da paz, além de avaliar caminhos futuros.

No segundo e último dia do Fórum, o Ministro Aldo Rebelo proferiu uma palestra sobre os preparativos do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, e os legados que esses eventos deixarão para os brasileiros. Em sua fala, o Ministro destacou a tradição brasileira de respeito à diversidade, a mescla das culturas africana, indígena e europeia e o papel do esporte, principalmente do futebol, como elemento de democratização social. Além disso, fez também um balanço dos investimentos que estão sendo feitos no país para a realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, e reafirmou o legado que os mesmo deixarão, não apenas material, mas para o desenvolvimento do Brasil e melhoria nas condições de vida da população.

A Pesquisadora Responsável pelo projeto Diplomacia do Esporte, Lívia Gonçalves Magalhães, acompanhou o Fórum como representante do CEBRI. Além do Ministro Aldo Rebelo estavam presentes também o assessor internacional do Ministério do Esporte, embaixador Carlos Henrique Cardim, a Ministra Vera Cíntia Alvarez, chefe da Coordenação Geral de Intercâmbio e Cooperação Esportiva do Ministério das Relações Exteriores, o presidente do COB Carlos Arthur Nuzman entre outros.



Centro Brasileiro de Relações Internacionais