Version EnglishENGLISH VERSION

CEBRI participa da Constituição e I Conferência Internacional da Red Iberoamericana de Estudios Internacionales (RIBEI)

20/11/2010

CEBRI participa da fundação da Red Iberoamericana de Estudios Internacionales (RIBEI), em Buenos Aires.

O Centro Brasileiro de Relações Internacionais, por meio de sua Coordenadora Executiva, Adriana de Queiroz, participou, no dia 18 de novembro, da constituição da Red Iberoamericana de Estudios Internacionales (RIBEI), associação fundada por 37 centros de estudos da América Latina, Espanha e Portugal. O evento teve lugar na sede do Consejo Argentino para las Relaciones Internacionales (CARI) .

Oobjetivo da RIBEI é estabelecer um novo mecanismo de cooperação orientado ao estudo e debate das relações internacionais em seu sentido mais amplo e com perspectiva estratégica. Ao estabelecer a iniciativa, criada no contexto da comemoração do bicentenário das independências na América Latina, as instituições fundadoras buscam unir esforços com recursos humanos e materiais para desenvolver com maior eficácia sua missão mútua de análise, reflexão e debate.

A RIBEI oferecerá a seus membros a capacidade de compartilhar informações e recursos para a investigação, o debate e a difusão de suas atividades. A Rede conecta um grupo de Think Tanks especializados em relações internacionais destacando especial atenção para a realidade latino-americana.
 
No dia seguinte, 19 de novembro, foi realizada a 1ª Conferência Internacional RIBEI, intitulada "Crise econômica e Nova Governança Global". O encontro combinou duas áreas temáticas. A primeira mesa teve como eixo as consequências da crise internacional sobre  a Europa e a América Latina, e a segunda mesa abordou "O futuro do sistema: o G20 e seu papel na nova governança global".
 


Centro Brasileiro de Relações Internacionais