Version EnglishENGLISH VERSION

CEBRI e Stanley Foundation promovem encontro sobre o Papel de Brasil e EUA no Século XXI

23/11/2010

Workshop realizado pelo CEBRI e pela Stanley Foundation no Rio reuniu grandes especialistas brasileiros e norte-americanos para discutir as posições dos dois países na arena internacional do século XXI

O Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) e a Stanley Foundation realizaram o workshop Global Leadership: The Role of Brazil and US and the Agenda for the 21st Century nos dias 21 e 22 de novembro, no Rio de janeiro.

O workshop reuniu um pequeno número de especialistas em política externa do Brasil e dos Estados Unidos. O objetivo do encontro foi comparar os papéis de seus países, comentar interesses convergentes e divergentes, a natureza dos desafios globais do século XXI e as perspectivas da cooperação internacional de ambos os lados. As discussões giraram em torno de duas questões centrais: “aspirações de Brasil e Estados Unidos na arena internacional" e “multilateralismo pragmático”.

O evento contou com a facilitação de Adriana de Queiroz, coordenadora executiva do CEBRI e relatoria de David Shorr, coordenador de Programas da Stanley Foundation. Participaram das discussões: John Ikenberry, da Universidade de Princeton; Embaixador José Botafogo Gonçalves, presidente do CEBRI; Jeffrey Lewis, diretor da Nuclear Strategy and Nonploriferation Initiative da The New American Foundation; Embaixador Marcos Azambuja, conselheiro do CEBRI; Alan S. Alexandroff, diretor do Online Research da Munk School of Global Affairs e co-diretor do Grupo de Pesquisa do G20 da Universidade de Toronto; Carlos Márcio Cozendey, diretor do Departamento de Economia do Itamaraty; Luis Fernandes, presidente da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos - a agência brasileira de inovação); entre outros.

 

 

Alan Alexandroff também comentou a reunião em seu blog. Leia aqui.

 

 

 
Para ver a biografia dos participantes, clique aqui.

 



Centro Brasileiro de Relações Internacionais