Version EnglishENGLISH VERSION

CEBRI desenvolve estudos de benchmarking internacional para o Sebrae

04/06/2013

Foi lançado no dia 27 de maio, durante o Encontro Nacional de Educação Empreendedora, o Observatório Internacional Sebrae (OIS). O Observatório é uma plataforma digital que reúne dados sobre práticas de destaque e tendências internacionais relevantes para os pequenos negócios brasileiros. Entre as informações disponíveis no OIS, encontram-se estudos de benchmarking internacional elaborados pelo CEBRI. Nestas publicações, foram selecionadas e examinadas iniciativas empresariais que alavancaram desempenhos de excelência ao redor do mundo. Deste modo, foi possível identificar países e instituições-referência para os pequenos negócios nos seguintes temas:

 

1. Inserção do empreendedorismo no ensino formal;

 

2. Extensão tecnológica;


3. Inteligência de mercado;

 

4. Desburocratização;

 

5. Encadeamento produtivo com foco em aeroportos.


A parceria entre o CEBRI e o Sebrae, firmada no âmbito do projeto de benchmarking internacional para pequenos negócios, prevê a produção de estudos adicionais sobre boas práticas internacionais que possam vir a ser adotadas no Brasil.


Além de publicações, o OIS reúne informações sobre países-referência, modelos inovadores de negócios e notícias internacionais voltadas para as micro e pequenas empresas do Brasil.

 

Para acessar o OIS clique aqui

Para acessar o conteúdo produzido pelo CEBRI para o Sebrae clique aqui



Centro Brasileiro de Relações Internacionais