Version EnglishENGLISH VERSION

Brasil e a Coalizão da Nova Agenda no PrepCom 2012

18/05/2012

Entre os dias 30 de Abril e 11 de Maio, foi realizada a Primeira Sessão do Comitê Preparatório para a Conferência de Revisão do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), que irá ocorrer em 2015. Esta sessão do PrepCom - como é conhecido o Comitê Preparatório - aconteceu no escritório da ONU em Viena. Além de revisar o estado atual dos compromissos firmados pelos países membros durante a última Conferência de Revisão do TNP, realizada em 2010, as sessões do PrepCom também têm por objetivo discutir as questões pertinentes ao TNP e preparar a próxima Conferência de Revisão do Tratado.

Dentro destas instâncias de revisão do TNP, o Brasil faz parte de um grupo conhecido como a Coalizão da Nova Agenda (NAC, de acordo com a sigla em inglês). A NAC é formada por sete países que não possuem armamentos nucleares e que desejam dinamizar e acelerar o processo rumo ao desarmamento nuclear, previsto no artigo VI do TNP. Além do Brasil, a NAC é composta por África do Sul, Egito, Irlanda, México, Nova Zelândia e Suécia.

Desde 2007, especialistas dos países NAC também se organizam no nível não governamental, para fortalecer a coalizão e contribuir com o processo rumo ao desarmamento nuclear. O Embaixador Azambuja, Conselheiro do CEBRI, é o especialista brasileiro que contribui com o grupo de especialistas NAC e o CEBRI é a instituição que acompanha estas discussões no Brasil. Nesta sessão do PrepCom, os especialistas apresentaram uma declaração, que foi lida para a plenária pelo Neozelandês Alyn Ware. Em tal declaração, os especialistas deixaram claro a necessidade de priorizar ações para o desarmamento e cumprir com o Plano de Ação adotado durante a Conferência de Revisão do TNP, em 2010. Os especialistas também destacaram o estabelecimento de uma Zona Livre de Armas Nucleares no Oriente Médio como um passo importante para a criação de um mundo sem armas nucleares.

Para ler a declaração, clique aqui.

 

Para saber mais

Site da ONU sobre o PrepCom 2012

Informações sobre o TNP no site da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)

Site da Conferência de Revisão do TNP (2010)

Informações sobre a NAC no site do Ministério de Assuntos Exteriores da Nova Zelândia


Centro Brasileiro de Relações Internacionais