Version EnglishENGLISH VERSION

A nova configuração dos bancos de desenvolvimento

02/04/2013

O CEBRI realizou no dia 26 de março a mesa-redonda ‘A nova configuração internacional dos bancos de desenvolvimento', no Rio de Janeiro.

Além de debater o crescente processo de internacionalização dos bancos de desenvolvimento, os participantes falaram sobre a importância dos bancos de desenvolvimento - tanto em países emergentes, quanto em países desenvolvidos. Nesse contexto, Ana Cláudia Além (BNDES) mencionou que representantes de países como França e Reino Unido, em tempos de crise, procuraram o BNDES para entender como o Banco atua para fortalecer a economia brasileira.

Também foram abordados exemplos práticos de sinergia e colaboração entre o setor privado e o BNDES, com ênfase na atuação conjunta no processo de internacionalização das empresas brasileiras.

O evento contou com a participação de Ana Cláudia Além (BNDES), Moira Paz-Estenssoro (CAF) e também com a presença de profissionais do setor privado e da academia, como Alberto Zoffmann (Itaú BBA), Peter Seiffert (Embraer) e o Prof. Carlos Pereira (EBAPE/FGV).

O evento marcou o lançamento do CEBRI Artigo 'Explaining the BNDES: what it is, what it does and how it works', produzido pelo Pesquisador Visitante do CEBRI, Seth Colby.

Leia o CEBRI Artigo 'Explaining the BNDES: what it is, what it does and how it works' aqui.



Centro Brasileiro de Relações Internacionais