Version EnglishENGLISH VERSION

9º encontro do GIBSA

03/07/2015

O GIBSA, encontro realizado, anualmente, entre think tanks do Brasil (Centro Brasileiro de Relações Internacionais), Alemanha (German Institute for International and Security Affairs), Índia (Institute for Peace and Conflicts Studies) e África do Sul (Institute for Security Studies), encontra-se no seu nono ano, iniciando o seu terceiro ciclo de debates. O objetivo da iniciativa é de fomentar um diálogo estratégico e a troca de conhecimentos entre os membros através de discussões sobre questões da agenda internacional, especialmente focando em temas de governança global e segurança internacional.

Este ano, foi a vez da Alemanha sediar a conferência que aconteceu nos dias 29 e 30 de junho, em sua capital. Por ocasião do aniversário de 70 anos da Organização das Nações Unidas (ONU), o encontro centrou seus debates em temas como: o Conselho de Segurança e sua crise de legitimidade, os desafios contemporâneos para a segurança internacional e o futuro da ONU e da governança global.

A reunião contou com a presença de três membros do CEBRI representando o Brasil: O Embaixador Marcos de Azambuja, integrante do Conselho Curador, Roberto Fendt, Diretor Executivo do Centro, que discutiu sobre a situação da Ucrânia e Leonardo Paz, Coordenador de Estudos e Debates, trazendo reflexões de visões alternativas para a crise de legitimidade do CSNU.

 

Foto da capa: Stiftung Wissenschaft und Politik (SWP)



Centro Brasileiro de Relações Internacionais