Download audioA Geopolítica da Energia - Palestra de Abertura
Download audioA Geopolítica da Energia - Mesa Redonda 1
Download audioA Geopolítica da Energia - Mesa Redonda 2
Senior Fellow, CSIS
Edward C. Chow é um especialista internacional em energia, detentor de mais de 35 anos de experiência no setor. Desde 2006, é Senior Fellow do Programa de Energia e Segurança Nacional do CSIS – Center for Strategic and International Studies, think-tank sediado em Washington, DC, que desenvolve pesquisa e análises sobre temas estratégicos como defesa e segurança, estabilidade regional, energia, mudanças climáticas, desenvolvimento global e integração econômica. Chow é também Presidente do Conselho Diretor da Lingnan Foundation, cuja missão é desenvolver cooperações em educação superior entre os EUA e a China.
Desde 1999, Edward Chow atua como consultor internacional em petróleo e gás. Trabalhou nos EUA, Ásia, Oriente Médio, América do Sul, Europa, Rússia e na região do Mar Cáspio. Desenvolveu estratégias para políticas governamentais e de desenvolvimento empresarial, e negociou empreendimentos internacionais complexos e multibilionários. Investimentos em petróleo e gás em economias emergentes é sua principal área de especialização. Assessorou o governo dos EUA e de diversos outros países, instituições de financiamento internacional, empresas petroleiras e grandes corporações multinacionais. Foi consultor do Departamento de Estado dos EUA sobre energia na Ásia Central e do Sul. Atuou também como assessor estratégico em petróleo e gás para o Primeiro Ministro da Ucrânia num contrato do Departamento de Estado, bem como para o Presidente da Geórgia, através de financiamentos da Agência dos EUA para Comércio e Desenvolvimento, e foi consultor do Banco Mundial sobre energia na Bulgária.
Chow trabalhou por vinte anos na Chevron Corporation, em diversos cargos da empresa nos EUA e no exterior. Em dois períodos distintos (1991-1995) e (1996-1998), foi Diretor de Assuntos Internacionais da Chevron. Nesses anos, desempenhou um papel central na negociação de acordos comerciais internacionais para a empresa, e trabalhou estreitamente com a Casa Branca, o Congresso dos EUA, os Departamentos de Estado, Defesa, Tesouro, Energia e Comércio dos EUA, e agências como o Ex-Im Bank, o Overseas Private Investment Corporation e a Agência dos EUA para Comércio e Desenvolvimento, bem como com governos estrangeiros, instituições de financiamento internacional, e organizações internacionais como as Nações Unidas, Fundo Monetário Internacional, Banco Mundial e Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento. Entre 1995 e 1996, foi o principal negociador de um acordo comercial internacional para a Chevron, no valor de 2,6 bilhões de dólares, que resultou na construção de um oleoduto ligando o Cazaquistão com o Mar Negro através da Rússia. Esse foi o principal investimento de infraestrutura feito pelo Ocidente na região compreendida pela ex-União Soviética até então.
As principais questões a serem discutidas serão a revolução de óleo e gás não-convencionais e suas implicações geopolíticas, e como o desenvolvimento da energia no mundo afeta os interesses da indústria.
Copyright © 2013 Cebri, Todos os direitos reservados.